quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os meus bonecos












 São feitos em massa Fimo e todos eles me dizem muito ao coração. Os presépios a representar o nascimento de Jesus, a esperança e a homenagem ao amor e à família. Nossa Senhora da Conceição,  Santa Padroeira de Portugal, imagem venerada e presente no santuário aqui da Vila, onde canto aos Domingos e onde celebrei o meu casamento e os baptizados dos meus filhos. Rainha Santa Isabel, mulher culta, inteligente e generosa com uma lenda bela e doce a si associada. Santo António, santo padroeiro da cidade onde nasci, doutor da igreja e homem de bom coração.

 A Rainha Santa Isabel é representada com rosas no regaço e uma coroa na cabeça. Nossa Senhora da Conceição aninha o menino ao colo, tem a lua aos pés (símbolo Mariano) e a coroa na cabeça (presente desde a sua proclamação como Padroeira de Portugal por D. João IV). Santo António é representado com o hábito de Franciscano (ordem religiosa à qual pertencia), tem o menino ao colo e um livro aos pés, por ser considerado um Doutor da Igreja.

 Os presépios e as figuras são feitas numa base de cortiça, material natural e retirado aos sobreiros aqui da quinta, característico da terra que eu escolhi para viver e criar a minha família. Também utilizo pinhas de pinheiro bravo, apanhadas nas serras que me viram crescer em Ferreira do Zêzere.
Em ambas as situações represento famílias rurais, com os animais que povoam as casas agrícolas. A vaca e o burro como é usual nos presépios, aos quais junto as ovelhas, as galinhas, os patos, o cão e o gato (o Tareco, por norma aninhado aos pés de Maria) e outros que me vou lembrando. Há sempre anjos por perto a cantar e a proteger a família. Todos juntos preparados para enfrentar os novos desafios que surgem depois do nascimento de uma criança. Alegrias, dores, sucessos e fracassos, morte e esperança. Como em todas as famílias. Este é um menino especial, é certo, mas não são todos especiais para a mãe que os dá á luz?

 Na loja.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que trabalho lindo, amei.
Parabéns pelo dom precioso que você tem, um trabalho para ser admirado.