segunda-feira, 19 de maio de 2014

Florbela Espanca, Luísa de Gusmão e Catarina de Bragança






as senhoras que me têm feito companhia nas últimas semanas (meses) e que, a par com a minha grande, alegre, confusa, extenuante (e linda) família, me têm deixado com pouco tempo para manter este blogue actualizado.

duas fotografias:

a 1ª de mais uma tertúlia Florbeliana, do mês de Maio, com o belo, feminino e maternal tema "Flores que sentem" apresentado pela igualmente bela, feminina, maternal e inteligente Ana Luísa Vilela, da Universidade de Évora.

a 2ª fotografia é da manta criada pelas senhoras que comigo se reúnem, aos sábados, no atelier, nos criativos e acolhedores Encontros de Agulhas. O tema que temos estado a trabalhar, Flores para D. Catarina: o Enxoval,  evoca a relação mãe/filha destas duas figuras (Luísa de Gusmão e Catarina de Bragança) da nossa história nacional. Esta manta é o 1º trabalho concluído e está exposta no Museu dos Coches da Fundação da Casa de Bragança, como que a levantar o véu para a exposição final, na 1ª semana de Junho, no Castelo de Vila Viçosa, com a mostra dos trabalhos criados pelas senhoras da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca, dos alunos do Agrupamento Escolar de Vila Viçosa e de artesãs da vila (Cristina Claro e Cristina Braga Gonçalves). Vamos ainda receber, nesta mesma semana, a escritora Isabel Stilwell, que nos dará a grande honra de vir apresentar o seu livro "D. Catarina de Bragança", pormenores da construção da obra e a sua perspectiva da relação destas duas figuras.


Sem comentários: