sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O xaile de Florbela está pronto















e o painel "Charneca em Flor" (do grupo de senhoras da Univ. Sénior) também. Ambos vão ser apresentados ao público na Semana Florbeliana que começará no próximo Domingo, dia 7.
O Encontro de Agulhas de ontem foi muito produtivo e alegre, com o tempo absolutamente todo ocupado a trabalhar. Só no final nos permitimos relaxar e beber o nosso chá usual, desta vez acompanhado por um magistral bolo rei feito pela Zeza e felizmente a Rita apareceu para nos tirar fotografias.
O grupo acabou cansado mas muito satisfeito por ver a obra pronta e com a aconchegante certeza de que gostamos mesmo muito de trabalhar juntas.

Deixo-vos a programação da Semana Florbeliana para que, caso tenham interesse e vontade, participem:



Semana Florbeliana

7 a 13 de Dezembro de 2014, Vila Viçosa





Domingo
7 de Dezembro
Segunda feira
8 de Dezembro
Terça feira
9 de Dezembro
Quarta feira
10 de Dezembro
Quinta feira
11 de Dezembro
Sexta feira
12 de Dezembro
Sábado
13 de Dezembro


16.00H

Reabertura da Biblioteca Florbela Espanca, em Vila Viçosa, com a exposição “Charneca em flor”
e a apresentação do livro  “Florbela Espanca - A hora que passa”

9.30H

Cerimónia de homenagem a Florbela Espanca “Um xaile para Florbela”, no busto de Florbela Espanca, em Vila Viçosa

18.00H

“A hora que passa” monólogo de Lorenna Mesquita

19.00/21.00H

Oficinas da voz e de escrita criativa

Hotel Solar dos Mascarenhas

15.00H

Chá  convívio de gerações “Quem se lembra dos Espanca?”

Hotel Solar dos Mascarenhas

19.00/21.00H

Oficinas da voz e de escrita criativa

Hotel Solar dos Mascarenhas
10.00H

Palestra “A poesia e as crianças”

Auditório da escola Públia Hortênsia de Castro

19.00/21.00H

Oficinas de voz e de escrita criativa

Hotel Solar dos Mascarenhas

19.30H

Encerramento de 1º ano de Encontros Florbelianos

Hotel Solar dos Mascarenhas




 Actividades:

7 de Dezembro, 16.00H
Na exposição “Charneca em flor” iremos apresentar trabalhos da comunidade calipolense em torno do soneto Charneca em Flor, um dos mais emblemáticos da poesia Florbeliana. bem como dois quadros cronológicos da vida da poetisa provenientes da exposição “Os Espanca” inaugurada na Biblioteca da Universidade de Évora em Outubro deste ano
A Biblioteca Florbela Espanca terá ainda o grande gosto de receber neste dia Lorenna Mesquita e Fabio Brandi com a apresentação do livro “A hora que passa”, que depois da elaboração do monólogo com o mesmo nome foi a consequência lógica do exaustivo trabalho de pesquisa desenvolvido por estes criadores em torno da vida e obra de Florbela Espanca.

8 de Dezembro, 9.30H
Na manhã de 8 de Dezembro, data em que se comemora os 120 anos do nascimento de Florbela Espanca, será colocado um xaile, executado a várias mãos, no busto de Florbela, em frente ao Cine Teatro de Vila Viçosa. Com este gesto simbólico a comunidade calipolense pretende homenagear a sua poetisa  e lembrar aos visitantes a estima que por ela nutrem e o reconhecimento do valor da sua obra.
Às 18.00H será interpretado o monólogo “Florbela Espanca - A hora que passa”de Lorenna Mesquita e Fabio Brandi na sala dos Encontros Florbelianos, no Hotel Solar dos Mascarenhas.


10 de Dezembro, 15.00H
“Quem se lembra dos Espanca” é o tema para um chá convívio no Hotel Solar dos Mascarenhas. Fotografias e postais de época, recordações vivas de alguns dos habitantes de Vila Viçosa que ainda conviveram com membros da família da poetisa farão as delícias de todos aqueles que sentem curiosidade e admiração por esta família singular.

9, 11 e 12 de Dezembro, 19.00/21.00H
Na sala dos Encontros Florbelianos, no Hotel Solar dos Mascarenhas, serão realizadas Oficinas de voz e de escrita criativa orientadas pela dupla criativa Lorenna Mesquita e Fabio Brandi. As inscrições devem ser feitas por mensagem na página dos Encontros Florbelianos ou na recepção do Hotel Solar dos Mascarenhas
12 de Dezembro, 10.00H
Tendo Lorenna Mesquita, Fabio Brandi e Francisco Caeiro como oradores convidados, realizar-se-á na manhã de 12 de Dezembro uma comunicação sob o tema “A poesia e as crianças”, no Auditório da Escola Públia Hortência de Castro. O público alvo serão os alunos do pré escolar e 1º ciclo do Agrupamento Escolar de Vila Viçosa.

13 de Dezembro, 20.00H
Encerramento do 1º ano de Encontros Florbelianos, no Hotel Solar dos Mascarenhas. Será servido um lanche ajantarado para que todos aqueles que simpatizaram e ajudaram na realização das tertúlias Florbelianas realizadas ao longo do ano de 2014, bem como todos os que admiram Florbela e o seu universo literário, possam confraternizar Declamação de poesia, conversas em torno dos livros e novos rumos que o Projecto Encontros Florbelianos poderá tomar serão o contexto desta actividade. Inscrições na recepção do Hotel Solar dos Mascarenhas ou por mensagem na página do Encontros Florbelianos.



Organização:

Encontros Florbelianos



Apoios:

Agrupamento Escolar de Vila Viçosa

Biblioteca Florbela Espanca

Biblioteca da Universidade de Évora

Fundação da Casa de Bragança

Hotel Solar dos Mascarenhas

Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa

Vicentinos de Vila Viçosa

1 comentário:

Unknown disse...

Foi um gosto poder participar nestes encontros!!
beijinhos de saudades

Ana Rita