quinta-feira, 13 de maio de 2010

Visita do Santo Papa

Hoje, quando fui levar os meus filhos ao infantário, atravessei uma vila vazia e deixei-os numa escola (Santa Casa da Misericórdia, privada) quase silenciosa, porque eram poucos os meninos que lá estavam.
"Hoje é feriado" informou-me uma das professoras.
Bem sei que o Estado deu tolerância de ponto aos seus funcionários, para que os mesmos possam acompanhar a visita do Santo Papa. Acho que o país se engalanou de uma forma bonita para receber Bento XI, personalidade por quem sinto o mais profundo respeito e admiração.
Se foi ou não sensato dar tolerância de ponto aos seus funcionários nesta fase difícil que o país atravessa é talvez questionável. Mas o que me parece mais grave (e o problema é muito anterior à visita) é sentir de uma forma quase palpável o quanto esta vila (e o país, creio) depende do Estado.
A Câmara Municipal, a Repartição de Finanças e o Tribunal estão fechados e a vila parada.
A actividade económica privada parece quase não existir.

É desanimador.

Sem comentários: